Justiça decide transferir para São Paulo processo em que Toninho Geraes acusa Adele de plágio
17/07/2025
(Foto: Reprodução) Toninho Geraes processou Adele, compositor e gravadora por suposto plágio da música 'Mulheres' em 'Million years ago'
Reprodução/Facebook Toninho Geraes; Matt Sayles/Invision/AP
A Justiça do Rio determinou a transferência do processo em que o compositor Toninho Geraes acusa a cantora Adele de plágio para uma vara empresarial do TJ de São Paulo.
Geraes afirma que "Million years ago" usou grande parte da melodia de "Mulheres", famosa na voz de Martinho da Vila.
A gravadora nega as acusações contra Adele, a gravadora Universal Music, a Sony Music Entertainment e o compositor da canção, Gregory Allen Kurstin (Greg Kurstin).
Em 2024, a Justiça determinou a suspensão das reproduções da canção. Posteriormente, a música foi autorizada a voltar aos serviços de streaming e ser reproduzida em rádios.
Na decisão, a juíza Simone Gastesi Chevrand disse que uma decisão anterior já determinava que a jurisdição do caso não seria no Rio de Janeiro, e sim em São Paulo.
Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
A magistrada afirmou que anexou o processo a um outro procedimento, que vai decidir quem é o autor da canção. Segundo ela, a decisão pode influenciar diretamente o processo por plágio, e por isso houve a determinação da transferência.
Em nota, a defesa de Toninho Geraes diz que vai recorrer da decisão. Sua defesa afirmou que a magistrada desconsiderou diversos testes que apontaram 85% de similaridade entre as músicas.
'Mulheres' x 'Million years ago': Entenda acusação de compositor de Martinho da Vila contra Adele
Os advogados Fredímio Biasotto Trotta e Debora Sztajnberg também afirmaram que os processos conexos não são relativos ao mesmo assunto, e criticaram a transferência da jurisdição para São Paulo.
"Contra ela, é relevante o fato de que nenhuma das partes possui domicílio em São Paulo. Tanto Toninho Geraes quanto a Universal estão domiciliados no Rio de Janeiro", diz um trecho da nota.
"Toninho Geraes não vai se dobrar. O Direito não vai se dobrar. Vamos recorrer e lutar", finaliza.
'Mulheres' x 'Million years ago': veja comparação entre canções de Geraes e Adele